Da ex-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha sobre a possibilidade de ser aprovada no Congresso Nacional a redução da maioridade penal. Maria Elizabeth foi a primeira mulher a ocupar uma vaga no STM, o tribunal mais antigo do país, e também a ocupar o cargo de presidente Corte militar:
“Sou contra à redução da maioridade penal por inúmeras razões. A primeira e principal é por acreditar que a criminalidade do menor infrator não é uma questão de polícia, mas sim de educação e de equalização de oportunidades. Me incomoda profundamente ,como magistrada e cidadã , saber que o Estado que jamais ofereceu aos jovens excluídos saúde, educação e um mínimo de dignidade intervenha, única e exclusivamente para puni-lo.
Encarcerar o menor em presídios aviltantes como os brasileiros, que não reintegram ou recuperam ninguém, transformando-os em jardins de infância do crime suprimitia definitivamente qualquer possibilidade da criança ou adolescente de reconstruir sua vida”.”