Direito Global
blog

De Hiroíto a Naruhito

Um pouco mais de 30 anos após o então presidente José Sarney comparecer em Tóquio a cerimônia fúnebre do ex-imperador Hirohito, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro anunciou que em 23 de outubro próximo estará na capital japonesa para a entronização do novo imperador do Japão, Naruhito, neto de Hiroito.

O então presidente Sarney esteve em Tóquio em 24 de fevereiro de 1989 no enterro do imperador Hiroito. Ele foi sucedido por seu filho, imperador Akihito que abdicou em abril último em favor do seu filho, imperador Naruhito. O novo imperador é o filho homem primogênito do antigo imperador Akihito e da imperatriz Michiko. Já o ex-presidente Fernando Collor esteve na entronização do imperador Akihito em 1990.

Hirohito, também conhecido como Imperador Showa ou O Imperador Shōwa, nasceu em 29 de abril de 1901 e em faleceu 7 de janeiro de 1989. Ele foi o 124º imperador do Japão, de acordo com a ordem tradicional de sucessão, reinando de 25 de dezembro de 1926 até sua morte, em 1989. Apesar de ser muito conhecido fora do Japão por seu nome pessoal, Hirohito, no Japão ele é atualmente referido pelo seu nome póstumo, Imperador Shōwa.

No seu reinado, o Japão era uma das maiores potências – a nona maior economia mundial, o terceiro maior país naval e um dos cinco países permanentes do conselho da Liga das Nações. Foi o chefe de Estado sob a limitação da Constituição do Império do Japão, durante a militarização japonesa e envolvimento na Segunda Guerra Mundial. Seu reinado foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa.

Hiroito foi sucedido por seu filho, o imperador Akihito. O imperador Akihito nasceu em Tóquio em 23 de dezembro de 1933. Foi o 125.º Imperador do Japão de 7 de janeiro de 1989 a 30 de abril de 2019, quando abdicou em favor do filho Naruhito, sendo o primeiro imperador a faze-lo em quase 200 anos. Ele se tornou oficialmente o 125º imperador do Japão em 12 de novembro de 1990, cujo reinado designou “Heisei”, que se traduz em “Alcançar a Paz”. O então presidente Fernando Collor esteve presente ä cerimônia.

Naruhito nasceu em Tóquio em 23 de fevereiro de 1960. É o atual Imperador do Japão desde 1 de maio de 2019. É o filho homem primogênito do antigo Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko. Durante a infância, ele tornou-se o herdeiro aparente do Trono do Crisântemo com a morte de seu avô, o Imperador Hirohito. Este ano, após a abdicação do seu pai, tornou-se formalmente o 126º imperador do Japão.

Obs: o jornalista Irineu Tamanini estava em Tóquio cobrindo a cerimônia fúnebre do então imperador Hirohito e o jornalista Cláudio Humberto estava em Tóquio no dia da entronização do Imperador Akihito, acompanhando o presidente Collor uma vez que era seu assessor de imprensa.