Direito Global
blog

Na divisa com o Peru

O juiz do trabalho substituto Augusto Nascimento Carigé, da Vara itinerante da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, esteve em quatro municípios limítrofes com o Peru – Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter – onde promoveu 18 audiências trabalhistas. Juntos, os municípios somam uma população de cerca de 35 mil habitantes, o equivalente a apenas 4,62% da população total do estado do Acre.

Uma das principais barreiras para a realização dos atendimentos da Justiça do Trabalho nas comunidades do interior do Acre com o sul do Peru é o acesso, que somente acontece por via aérea em pequenas aeronaves. A contratação desses pequenos aviões, que atendem ao Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, é realizada por meio de processo licitatório.

A equipe da Justiça do Trabalho aproveitou a oportunidade e promoveu ações sociais “Justiça do Trabalho Vai à Escola”, em Marechal Thaumaturgo, município com pouco mais de 16 mil habitantes e com grande presença de povos indígenas, foi realizada uma palestra sobre Direitos e Deveres dos empregados e empregadores na Escola Estadual de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes. Cerca de 230 alunos, diretoria, professores e demais colaboradores estiveram presentes. À noite, na Escola Municipal de Ensino Fundamental II Justiano de Serpa, cerca de 60 alunos e o corpo escolar receberam a equipe para a palestra.

O juiz substituto foi auxiliado pela servidora Xênia de Aguiar Menezes, Analista Judiciário.