Direito Global
blog

Um presidente ativo e presente

Há quatorze anos, em outubro de 2005, o então presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, visitou todas as Subseções da entidade na Paraíba. Busato esteve sempre acompanhado do então presidente da OAB da Paraíba, José Mário Porto Júnior; do conselheiro licenciado do Conselho Federal da OAB, Edísio Simões Souto; do secretário-geral da OAB da Paraíba, Geilson Salomão Leite; e do tesoureiro da Seccional, Anselmo Guedes de Castilho.

Durante uma semana Busato percorreu a Paraíba, onde lançou a campanha pela redução das altas custas judiciais praticadas no Estado, Busato visitou todas as Subseções da OAB: Guarabira, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Patos e Campina Grande.

Agora, quatorze anos depois, José Mário Porto, advogado em João Pessoa, faz o seguinte comentário: “O movimento forte da Seccional com ajuda do Conselho Federal envolvendo um tema tão importante, não só para o meio jurídico, sensibilizou a sociedade paraibana que se tornou nossa aliada. Com isso, à época a Assembléia Legislativa aprovou uma lei alterando a Lei de custas do Estado em alguns pontos. Ganhamos uma batalha, mas não ganhamos a guerra. E na oportunidade da sanção da nova Lei, Dr Busato novamente esteve presente, cuja solenidade ocorreu no Palácio do Governo”.