Direito Global
blog

Jaboticaba e Dia da Criança

Assim como a jaboticaba, Dia da Criança no dia 12 de outubro somente é comemorada no Brasil. Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho (médico, foi vereador e prefeito de Nova Friburgo (RJ), a criação do Dia da Criança inspirado em um evento ocorrido em 12 de outubro, só que do ano anterior —o Congresso Sulamericano da Criança aconteceu em 1923 no Rio de Janeiro, capital do país à época. Como o presidente Arthur Bernardes só aprovou a lei em novembro de 1924, o primeiro Dia das Crianças na data em que comemoramos hoje só aconteceu em 1925.

Como no Brasil tem lei que pega e que não pega, essa não pegou. Tanto foi que Getúlio Vargas quase mudou a data. Em outro decreto, de 1940, o então presidente estabeleceu que o Dia da Criança seria em 25 de Março. Essa lei pegou menos ainda. Em 1955, a empresa de produtos de higiene Johnson & Johnson e a fabricante de brinquedos Estrela criaram uma tal de Semana do Bebê Robusto. Quem comprasse produtos das empresas podia enviar fotos de seu filhotes para concorrer ao prêmio de “Bebê Johnson do Ano”, recebendo uma boa grana e exposição pública da excelência e da fofura de seus DNAs nos Instagrams da época: jornais e revistas.

O sucesso da promoção fez o comércio aderir em massa, criar a Semana da Criança e ressuscitar a lei do deputado Galdino mais de 30 anos depois de promulgada. Foi só então que o 12 de outubro virou dia de comprar presente para a criançada. Agora, o feriado é outra história que apareceu 25 anos mais tarde, em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida. Em 1980, o presidente João Figueiredo decretou que o dia da padroeira, 12 de outubro, seria feriado nacional. Juntou o dia da santa com o dos santinhos infantis e o comércio certamente foi quem mais comemorou.

O 12 de Outubro dedicado às crianças é só no Brasil. A Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança, realizada em Genebra, em 1925, estabeleceu que 1º de junho seria o Dia Internacional da Criança. A data foi, então, adotada por países como China, Polônia, Portugal, Rússia e outros. Anos depois, a ONU lançou o Dia Mundial da Criança em 20 de novembro, data em que a Declaração Universal dos Direitos da Criança entrou em vigor, em 1959 —Canadá, França, Reino Unido e outros seguem a cartilha até hoje.

Outros países e as datas comemorativas: Alemanha 20 de setembro; Argentina 2º domingo de agosto; Espanha 2º domingo de maio; Estados Unidos 1º domingo de junho; Japão 3 de março (meninas) 5 de maio (meninos).