Direito Global
blog

Flamengo, Grêmio, STF e Pelé

Dois temas marcam o dia de hoje (23) em todo o país: o julgamento no STF do processo sobre a prisão após a decisão em segundo grau e o jogo semifinal da Libertadores entre Flamengo e Grêmio no Maracanã.

O dia de hoje também é marcante porque o rei do futebol, Édson Arantes do Nascimento, Pelé, completa 79 anos. Se fosse vivo, o ex-ministro da Justiça e do STF, o gaúcho de Bagé, Paulo Brossard de Souza Pinto completaria hoje 75 anos.

Ainda no terreno do futebol, o lateral-direito do Grêmio, Leonardo Moura – que jogou durante muitos anos no Flamengo – completa 41 anos. Ele já declarou que gostaria muito de fazer o gol da vitória no Maracanã.

Há 43 anos – fevereiro de 1976 – jogavam no Olímpico, em Porto Alegre, Grêmio e Flamengo. O primeiro gol do Flamengo foi marcado pelo ponta-esquerda Zé Roberto, que havia chegado ao clube após o famoso troca-troca promovido pelo então presidente tricolor, o juiz de Direito aposentado Francisco Horta. Foi o primeiro gol de Zé Roberto com a camisa rubro negra.

O Flamengo ganhou de 2×0 do Grêmio e manteve uma invencibilidade de onze partidas.

clica