Direito Global
blog

Ramal do Pau Rosa

Com apenas cinco meses de vida, o pequeno Gustavo Nogueira Pereira é um dos mais novos manauaras a possuir identidade, devidamente registrada e impressa em um documento RG (Registro Geral). Assim como os adultos, o pequeno Gustavo teve coletadas suas impressões digitais, na mesma oportunidade teve sua primeira fotografia 3×4 registrada e em poucos minutos retornou, com seus pais, à sua residência, portando a 1ª. via de seu RG.

Com o documento, ele poderá ter acesso, mais ágil, a serviços da área de Saúde, a programas do segmento social e outros. O pequeno Gustavo reside na Comunidade Ramal do Pau Rosa (no quilômetro 21 da BR-174) e foi uma das mais de 150 pessoas beneficiadas com a expedição de RG (1ª. e 2ª. vias) na primeira ação do programa Justiça Itinerante desenvolvido em comunidade rural localizada no perímetro de Manaus.

O Justiça Itinerante é um programa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e sua equipe esteve no Ramal do Pau Rosa entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. Durante o período, estima-se que aproximadamente mil pessoas foram atendidas, com serviços que variaram de reconhecimento voluntário de paternidade, divórcio consensual, questões envolvendo pensão alimentícia, direito do consumidor, expedição de registro de nascimento, além de expedição de 1ª. e 2ª. via de RG.

clica