Direito Global
blog

Momento de reflexão

Do Publicitário Rodrigo Amaral sobre a crise do coronavírus: “Gostaria de propor uma reflexão sobre o que estamos passando neste momento.

Qual é o objetivo da quarentena? Frear a curva de propagação do vírus para diminuir óbitos e não sobrecarregar as UTIs do SUS.
O problema é que 75% dos brasileiros utilizam o SUS e antes dessa pandemia a taxa de ocupação desses leitos em UTI era de 95%.
Hoje existem 32.000 leitos de UTI para adultos no país, divididos praticamente ao meio entre os sistemas público e privado. Os especialistas dizem que o número ideal de UTIs no sistema público deveria ser 20% maior, ou seja, algo em torno de 18 mil leitos.
A montagem de um leito de UTI básico custa 100 mil reais e o custeio diário é de 2 mil reais. Sou da área de humanas, então vou fazer aquela famosa “conta de padaria”:
3 mil leitos novos x 100 mil reais = 300 milhões de reais
730 mil reais anuais x 3 mil leitos= 2.2 bilhões
É claro que existem outros gastos para serem incluídos nessa conta e o valor final passaria fácil dos 2.5 bilhões de reais por ano. Mas ainda sim, eu tenho 2 perguntas:
1- O valor que deveria ser investido para termos o número ideal de leitos de UTIs não seria infinitamente menor do que toda a dor causada pelas mortes e o prejuízo na economia do país?
2- Estamos em casa por causa do vírus ou por causa da ineficiência do estado? “