Direito Global
blog

Domínio das mulheres

Paraninfa de 60 bacharéis, em sua maioria, mulheres, que após aprovação no Exame de Ordem receberam as suas carteiras digitais numa solenidade virtual realizada pela OAB/RJ, a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, aconselhou: “Sejam éticos, críticos e cordiais com os colegas, mas não sejam alienados políticos, pois as relações jurídicas também são políticas”.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, que afirmou: “Vocês são a renovação e a continuidade desta profissão tão nobre que é a advocacia”. O Termo de Compromisso foi lido, em nome de todos os bacharéis, pelo deputado federal, e agora também advogado, Glauber Braga (Psol/RJ), atualmente no seu quarto mandato.

Na sua manifestação, Rita Cortez reforçou a importância de que os advogados sejam politicamente esclarecidos. “Como disse o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o pior analfabeto é o analfabeto político, que não ouve, não fala, não participa da vida política e não sabe o preço do feijão”, citou a presidente do IAB. Segundo a advogada, o dramaturgo também disse que “a ignorância política gera o político vigarista, o menor abandonado e o lacaio de empresas, entre outros”.

clica