Direito Global
blog

Dia do Advogado Trabalhista

Hoje (20) é comemorado o Dia do Advogado Trabalhista, profissional cuja história está atrelada à criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43). Foi a partir deste decreto que se fez imprescindível a figura de um representante legal que defendesse direitos de empregados e empregadores.

A atual presidente do TST, Cristina Peduzzi – oriunda do Quinto constitucional da OAB – foi uma brilhante advogada até ser indicada pela entidade para compor o quadro de ministros do tribunal.

Bacharel em Direito e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB), Cristina Peduzzi atuou como advogada nos tribunais superiores de 1975 até tomar posse no TST em 21 de junho de 2001, nomeada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi procuradora da República (1984), procuradora do Trabalho (1992) e professora universitária de graduação e de pós-graduação na UnB e em outras instituições de ensino superior.

Foi vice-presidente do TST e do CSJT no biênio 2011/2013 e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2013 a 2015. Entre 2016 e 2018, foi diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

clica