Direito Global
blog

Morre Sylvio Capanema

Aos 82 anos, o jurista carioca Sylvio Capanema de Souza morreu hoje (20). Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio, desde maio. Desembargador aposentado, foi responsável por importantes contribuições no direito imobiliário, sendo coautor da lei do inquilinato (8245/91). Flamenguista, era pai da juíza do TJ-RJ Marcia Santos Capanema de Souza.

Foi professor titular de Direito Civil da Faculdade Cândido Mendes e também lecionava na pós-graduação em Direito Civil da Universidade Estácio de Sá e na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura em 1994 representando o 5º constitucional da advocacia, que exerceu durante 33 anos no Rio de Janeiro.

Foi vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro até 2008, membro efetivo do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e integrou o Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Capanema fundou a Associação dos advogados do direito imobiliário – ABAMI e oi agraciado com a medalha JK, conferida pelo CONFECI e CRECI-RJ. Autor do livro “A Lei do inquilitato comentada”, “Da ação de despejo” e “Comentários ao Novo Código Civil”.