Direito Global
blog

Desembargador Abi-Ackel

Especialista em Direito Penal e Processual pela Universidade de Sevilha, o advogado e professor Henrique Abi-Ackel
foi empossado como novo integrante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em vaga do quinto constitucional. A solenidade no auditório do Tribunal Pleno foi conduzida pelo chefe do Judiciário estadual mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais.

Ao dar posse para o novo desembargador, que atuará na 8ª Câmara Criminal, o presidente do TJMG enalteceu a dedicação da família Abi-Ackel à causa pública, especialmente o ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal Ibrahim Abi-Ackel, o ex-deputado federal Paulo Abi-Ackel, presentes na cerimônia, e, por fim, o colega.

Além de doutor em Direito Penal e Processual pela Universidade de Sevilha (2017), defendido com louvor, Henrique Abi-Ackel, de 39 anos, é mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2010), onde também se bacharelou, em 2005, e especialista em Vitimologia pela instituição espanhola, onde também atua como pesquisador e professor convidado.

No Magistério, leciona na pós-graduação latu sensu do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC – PUC/MG) e da Faculdade de Direito Milton Campos, na graduação em Direito da Unifenas em BH e é professor visitante do Instituto Hispalense em Política Criminal y Ciencias de la Seguridad (México).

Na Ordem dos Advogados Brasileiros – Seção Minas Gerais (OAB/MG) foi vice-presidente da Comissão de Estudos Permanentes em Compliance, membro da Comissão de Advocacia Criminal e delegado do setor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.

Além da atuação acadêmica, tem livros e artigos publicados na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Empresarial, Societário e Econômico.

O evento respeitou as regras de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool 70%, exigidas pelas autoridades de saúde para o combate à pandemia do novo coronavírus.

clica