Direito Global
blog

Dia de Minas Gerais

“Oh! Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais”. O estado de Minas Gerais, terra de Juscelino Kubistchek de Oliveira, Tancredo Neves, Sepúlveda Pertence, Carlos Velloso, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, Aristides Junqueira e o saudoso Aristoteles Atheniense, entre outros comemora hoje (16) o Dia de Minas Gerais. A data foi instituída em 1979, pela lei nº 561, segundo o advogado José Anchieta da Silva, “rendamos homenagem ao pai da idéia, o marianense já falecido Roque Camello.

Esse dia, em que também é celebrado o dia de Nossa Senhora do Carmo, foi escolhido como um marco da chegada da bandeira chefiada pelo Coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça ao local onde hoje está a cidade de Mariana, em 16 de julho de 1696.

Naquela época, o grupo se instalou às margens de um ribeirão, que recebeu o nome de ribeirão do Carmo, já que aquele dia era dedicado à santa. E o local, por ser abundante em ouro, tornou-se ponto de início da mineração.

Mariana hoje é considerada o “berço da civilização mineira”, foi a 1ª capital (1709), a 1º vila (1711), a 1ª sede de bispado (1745) e a 1ª cidade de Minas Gerais (1745). Justamente por ser pioneira em tantos momentos, o dia 16 de julho, marco do povoamento na cidade, foi escolhido para ser o dia de Minas Gerais.

clica