No município paranaense de Ponta Grossa, onde reside e tem escritório o ex-presidente nacional da OAB, Roberto Busato, os tradicionais desfiles cívicos comemorativos dos dias 7 e 15 de setembro não vão acontecer neste ano de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.
“Em virtude da pandemia, a realização de ambos os desfiles não será possível.Uma vez que a organização destas festividades é realizada pela Secretaria Municipal de Educação e as escolas não estão recebendo os alunos, este é mais um elemento que contribui para o cancelamento“, informou a secretaria de Educação.
O cancelamento acontece pois esses eventos são grandes focos de aglomeração e envolvem pessoas que estão mais suscetíveis a contrair a doença, como crianças e idosos. Segundo estimativa de anos passados, mais de 15 mil pessoas passam pela Avenida Vicente Machado somente no desfile de 15 de setembro, aniversário de Ponta Grossa.
No dia 7 de setembro, comemora-se a independência do Brasil realizada no ano de 1822. A data é um feriado nacional e costuma reunir milhares de pessoas entre estudantes, professores e militares em desfile cívico-patriótico no Centro de Ponta Grossa.
Outro desfile que ocorre no mesmo mês é o do aniversário de Ponta Grossa no dia 15 de setembro. Ponta Grossa comemora 197 anos em 2020, aniversário este que não será de grandes comemorações devido à pandemia.