Direito Global
blog

TeleJustiça

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) já está na segunda fase do plano de retomada das atividades presenciais para magistrados, servidores e demais colaboradores, entretanto os canais eletrônicos permanecem sendo a principal porta de acesso dos usuários ao Poder Judiciário, pois os atendimentos nos Fóruns permanecem restritos. Dessa maneira, as plataformas de comunicação virtual com a população têm sido bastante úteis e recebido milhares de demandas por dia.

Um dos principais canais é o TeleJustiça, que retomou o funcionamento no último dia 28 de julho pelo número (85) 3216-6000, no horário das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira. Até o momento, foram registrados 6.906 atendimentos, o que significa média diária de 1.151 demandas atendidas.

De acordo com o diretor estadual de Atendimento do TJCE, Nelson Nogueira, os números observados na volta do TeleJustiça representam elevação de 268% nas demandas atendidas pela Central de Atendimento Judicial (CAJ) desde o início da pandemia de Covid-19, quando a comunicação com a população foi intensificada por e-mail e whatsapp, plataformas que permanecem em funcionamento.