Direito Global
blog

Goleiro assume presidência do STJ

O artigo é de autoria do ex-presidente da OAB de Alagoas (OAB-AL) e atual vice-presidente do CSA, Omar Coêlho: “Hoje, em Brasília, acontece a posse do Ministro Humberto Martins, na Presidência do STJ, Superior Tribunal de Justiça, após deixar ontem a Corregedoria Nacional de Justiça, onde deixou um trabalho marcante, que é um característica em sua trajetória de vida.

O conheci no Colégio Marista de Maceió, jogando de goleiro em sua turma, por ser mais adiantado nos anos, voltei a reencontra-lo quando assumiu o cargo de Procurador de Estado, em 1981, eu, na época, era Assistente de Procuradoria.
Em 1987, passamos a ser colegas de PGE, mas nos aproximamos em janeiro de 1990, inicialmente, no convívio na OAB e, em 1992, quando formamos uma chapa e nos elegemos para a Associação de Procuradores do Estado de Alagoas, ele presidente e eu seu tesoureiro.

Daí, nossos caminhos passaram a ser como dos trilhos de trem, lado a lado, o sucedi na APE, fomos para a gestão da OAB/AL, em 1995, ele vice-presidente e eu tesoureiro, e depois, quando partiu para ser presidente da Ordem, eu seria seu vice, mas o convite para assumir a Procuradoria Geral do Estado na maior crise já vivia pelo estado de Alagoas, em 1997, me fez desistir da Ordem, mesmo que tenha sido temporariamente.

Seu pai, o saudoso José Martins e sua mãe, D. Dalva, sempre me falavam da nossa amizade e como nossa trajetória era semelhante. É isso perdurou até quando resolveu deixar a advocacia, depois de duas brilhantes gestões na OAB/AL, para disputar o Quinto Constitucional.

Lembro-me muito bem de sua despedida na Ordem e de quando usei da palavra para dizer que nossa amizade permaneceria, mas nossas trajetórias, de quem seu pai, especificamente, tanto se referia, parava ali e os caminhos se bifurcavam, pois a magistratura nunca me atraiu em absolutamente em nada, apesar de ter tido avô, tios e uma irmã que honra e honraram a magistratura.

E o Desembargador Humberto Martins tornou-se Ministro e continuou fazendo história e enaltecendo o nome do nosso estado de Alagoas.

Hoje, infelizmente, não estarei em Brasília para abraçá-lo, nem a sua família, por força deste momento pandêmico, mas desejo que sua trajetória continua sendo vitoriosa e abençoada, distribuindo justiça e fazendo sempre a diferença.
Parabéns, Ministro!”

Mensagem recebida do novo presidente do STJ, o alagoano Humberto Martins:

clica