Direito Global
blog

Uma história de superação

Uma história de superação no mundo dos concursos públicos. João Paulo Barbosa Neto, 28 anos, foi aprovado no concurso Tribunal de Justiça do Pará para juiz de Direito estudando através de livros emprestados. João Paulo é natural de Itaiçaba, no interior do Ceará e graduado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Como não tinha recursos para comprar todos os materiais para estudar, especialmente porque os livros de Direito tendem a ser mais caros, João Paulo utilizava os livros emprestados das bibliotecas. Durante a faculdade, também precisou de suporte. No período, ele ia de carona para a universidade, por falta de dinheiro para o transporte.

Assim que terminou a universidade, ele se encontrou em outra dificuldade: falta de emprego. Ao procurar uma oportunidade de trabalho nos escritórios, não encontrou abertura para exercer a profissão. Teve, então, que abrir o próprio escritório, “trabalhando oito horas por dia, de segunda a sexta, e estudando para juiz de Direito“.

Em dezembro, saiu a aprovação de João Paulo no cargo de juiz de Direito do Estado do Pará. Ele ficou em 23ª lugar no concurso TJ-PA, que ofertou 50 vagas para o cargo. “Minha meta profissional é exercer a função de Juiz com imparcialidade, habilitação técnica, tornando a Justiça cada vez mais célere e acessível a todas as classes sociais, concretizando os direitos fundamentais dos cidadãos”, declarou.

clica