Direito Global
blog

Reginaldo e a reeleição

O deputado Léo Moraes (do Paraná), coleta assinaturas para protocolar uma PEC que acaba com a reeleição para cargos no Poder Executivo. A mudança valeria a partir das eleições de 2026. O site direitoglobal.com.br vai ouvir opiniões dos mais variados setores da sociedade. Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente nacional da OAB:

” Segundo Fernando Henrique, seria ingenuidade imaginar que “os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição”. Em um mundo carente de estadistas, só o voto corrige o estrago que o próprio voto produziu. A democracia não garante sempre a escolha do melhor, apenas permite que se continue tentando, tentando, tentando até acertar.
Isto é afirmação do Noblat. Acrescento que sempre fui opositor à adoção da reeleição. O ser humano, por natureza, é dotado do instinto da sobrevivência. Acredita na vida eterna por que não admite a morte. Assim é também sua reação na preservação do poder. Fará o que puder para preserva-lo. Pior que entre nós, embora uma reeleição seja permitida, poderá o reeleito disputar outra eleição quatro anos após o fim de seu mandato. Com direito a nova reeleição.
Será uma interminável e “democrática” ditadura, mantida obviamente com muita corrupção.”