Direito Global
blog

40 anos sem John Lennon

Há quarenta anos, no dia 8 de dezembro de 1980, o mundo perdia John Lennon, um dos maiores ídolos da música mundial. Ele foi assassinado, friamente, com quatro tiros pelas costas, em Nova Iorque. O britânico Lennon, um dos Beatles, integrava a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. Amanhã, dia 9 de outubro, iria completar 80 anos.

Aproximadamente às 17 horas de 8 de dezembro de 1980, Lennon autografou uma cópia de Double Fantasy para o fã Mark David Chapman antes de deixar o Dakota, prédio onde residiam, com Yoko para uma sessão de gravação no Record Plant Studios. Após a sessão, Lennon e Ono retornaram ao seu apartamento em Manhattan em uma limusine por volta das 22h50. Eles saíram do veículo e atravessaram a arcada do prédio quando Chapman atirou em Lennon quatro vezes pelas costas a curta distância. O músico foi levado às pressas em uma viatura policial para o pronto-socorro do Hospital Roosevelt, onde foi declarado morto na chegada às 23 horas. Chapman evitou ir a julgamento quando ignorou o conselho de seu advogado e se declarou culpado de assassinato em segundo grau, sendo condenado pela justiça à prisão perpétua.

Já no dia 9 de outubro de 1940, quarenta anos antes do seu brutal assassinato, nascia John Lennon na cidade inglesa de Liverpool. Lennon era filho de Julia Lennon e Alfred Lennon. O famoso cantor deixou dois filhos: Sean Lennon e Julian Lennon. Foi casado de 1962 a 1968 com Cynthia Powell e de 1969 até sua morte com Yoko Ono.

Ao longo da vida musical, Lennon escreveu músicas que são sucesso até hoje. Na verdade, suas músicas entraram para a história. Em 1965, recebeu o título de Membro da Ordem do Império Britânico.