Direito Global
blog

Nelio Machado liberta brasileira presa na Alemanha

Em prisão domiciliar há mais de dois anos na Alemanha, a brasileira Hilana de Moraes Lannes está prestes a retomar a plena liberdade. Na última sexta-feira .(6), ela obteve uma decisão judicial que permite sua volta ao Brasil e encerra uma briga judicial que durava 18 anos pela guarda de seus dois filhos.

Hilana foi detida por conta de um mandado de prisão expedido pela Justiça da Argentina, país do seu ex-marido, Alejandro Daniel Esteve. Ele alegou que a brasileira havia sequestrado os próprios filhos, em 2002. Naquela altura, o mais velho tinha 3 anos e o caçula apenas 5 meses.

Para conseguir a vitória, Hilana contratou os serviços profissionais da advogada brasileira Lucia Chermont, do Rio de Janeiro. Como não atua regularmente na área criminar, Lucia recorreu ao seu antigo professor, o renomado advogado criminal Nélio Machado, também do Rio. Segue o texto:

Prezado Prof. Nélio Machado, bom dia !!!
Espero que o senhor esteja bem. Fui sua aluna na EMERJ, há muitos anos, talvez não se lembre de mim. Sou advogada militante, mas não atuo na área criminal, razão pela qual necessito de sua ajuda profissional. Uma cliente encontra-se detida em Frankfurt desde 2018, em razão de sequestro de crianças (filhos). Essa cliente foi casada com um argentino e teve 2 filhos. Em 2003, veio para o Brasil com os filhos e marido para viverem no Rio com a ajuda dos pais dela. Ocorre que o marido argentino, resolveu voltar para a Argentina e resolveu acusar a mulher de sequestro dos filhos. Essa cliente saiu do Brasil em 2018 e foi presa na Alemanha pela Interpol. Cumpriu pena de detenção por alguns meses e conseguiu liberdade, mas não pode sair de Frankfurt. A Argentina requer a extradição dessa mulher e a Justiça Alemã ainda não decidiu sobre a extradição. Smj., os advogados na Alemanha irá propor recurso junto à Comissão internacional de Direitos Humanos. Necessito saber se seu escritório tem interesse nessa causa para que possamos ajudá-la”.

Neste domingo (8), Lucia Chermont enviou nova mensagem para o advogado Nélio Machado. Segue o texto:

“Olá Prof. Nélio, bom dia !!!
Eu sabia que podia contar com sua competência e empenho. Eu acompanhei de longe a atuação de seu escritório. Parabéns pelo trabalho de excelência !!! Eu só podia esperar esse resultado. O caso era muito complexo em razão dos ordenamentos jurídicos diversos e do tempo transcorrido. Hilana em breve poderá rever e abraçar os filhos. Assim que Hilana chegar ao Brasil eu irei pessoalmente ao seu escritório para agradecer a todos que contribuíram para esse resultado. Fui sua aluna na Escola da Magistratura em 1992. Fiz parte da 1 turma da EMERJ. Eramos 54 alunos e concluímos o curso no final de 1992, apenas 6 alunos. Eu e mais 5 alunos. Mais uma vez parabéns pela excelência e diligência.
Muito obrigada. Abraco Lucia Chermont

clica