A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou hoje (19/11) a mesa de honra virtual na solenidade de abertura da I Conferência Nacional de Promoção da Igualdade, transmitida pelo canal da OAB Nacional no YouTube. “A luta da sociedade contra o racismo, os preconceitos e as desigualdades sociais tem que ser diária”, afirmou Rita Cortez. Também integrou a mesa de honra o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.
Rita Cortez falou sobre a atuação histórica do IAB contra o racismo: “O Instituto lutou pela abolição da escravatura e, há dois meses, aprovou numa sessão histórica um brilhante parecer elaborado pela Comissão de Igualdade Racial, presidida por Humberto Adami, estabelecendo os aspectos jurídicos que amparam a reparação da escravidão”. A medida, segundo a presidente, é fundamental para eliminar a discriminação racial no País.
A advogada apontou caminhos para intensificar o combate ao racismo estrutural: “É preciso mudar a narrativa e mostrar nas escolas a verdade histórica, que consiste no domínio econômico, social e cultural que tem vitimado os negros”. A presidente nacional do IAB parabenizou a Ordem “pelos seus 90 anos de existência e pela iniciativa de discutir um tema tão importante para a sociedade brasileira”.