Direito Global
blog

Ação conjunta TSE e CBF

Foi um sucesso a ação conjunta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para incentivar os eleitores a participarem das eleições neste domingo (29). O movimento digital alcançou 37.202.793 pessoas, praticamente o mesmo número de eleitores aptos a votar neste segundo turno.

Em apenas duas horas de campanha, nada menos que 344 tweets foram publicados, de acordo com o TweetBinder, ferramenta de rastreamento de hashtags. A campanha, que envolveu 16 dos 20 clubes da série A do Campeonato Brasileiro, compartilhou mensagens com a hashtag #PartiuVotar no Twitter.

Disputando a liderança do Brasileirão, o Flamengo foi o campeão na ação inédita da Justiça Eleitoral, sendo o clube que teve mais retweets (109) e likes (3 mil).

O movimento não é partidário e tem como um dos objetivos reduzir o nível de abstenção no segundo turno – no primeiro turno, a taxa foi de 23.14%.