Direito Global
blog

Hoje é o Dia do Fotógrafo

Existe uma grande confusão e diversas controvérsias em relação as datas que celebram o Dia do Fotógrafo ou Dia da Fotografia. No Brasil, celebramos hoje, no dia 8 de janeiro, enquanto no resto do mundo é no dia 19 de agosto. Qual a diferença?

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado no dia 19 de agosto em virtude da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839. No Brasil, a data é celebrada no dia 8 de janeiro, que seria o dia da chegada do Daguerreótipo( primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público. Foi divulgado em 1839, tendo sido substituído por processos mais práticos e baratos apenas no início da década de 1860) ao país, em 1840. Trazido por Louis Compte, o dispositivo foi apresentada no Rio de Janeiro ao Imperador Dom Pedro II.

Com as duas datas as coisas ficaram um pouco confusas por aqui. É comum algumas pessoas pensarem que uma data se refere ao Dia do Fotógrafo e a outra ao Dia da Fotografia. Porém, não existe no Brasil essa separação e a data de 8 de janeiro é utilizada para celebrar ambos os casos, sendo o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo.

A comemoração internacional no entanto, não faz referência ao Dia do Fotógrafo, mas apenas ao Dia Mundial da Fotografia. Em inglês existe apenas a definição World Photography Day e em francês Journée Mondiale de la Photographie.

 

clica