Direito Global
blog

Maldonado, vice-presidente do TJ

O desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho seria o novo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no biênio 2021/2022. Ele derrotou o desembargador Paulo de Tarso Neves.

“Quero agradecer a todos os colegas que me trouxeram a essa 1ª Vice-Presidência e tenham a certeza que farei tudo o que me comprometi durante a campanha. Obrigado, de coração, a todos vocês. Isso aqui representa muito. Tenho a certeza que farei o que for possível pra continuar engrandecendo este Tribunal. Obrigado. A todos, meu carinho enorme.”

Natural de Niterói (Região Metropolitana), Maldonado tem 70 anos. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho, formado em 1978, e mestre em Direito e Evolução Social pela Estácio (2004).

Magistrado desde 1988, atua como desembargador há 17 anos e preside a 1ª Câmara Cível. Foi juiz auxiliar da presidência do TJ-RJ e presidente da Comissão de Segurança Institucional do Tribunal (Coseg).

Por que o sr. decidiu concorrer ao cargo de vice-presidente do TJ-RJ?

Sou magistrado há 32 anos, com efetivo exercício na função julgadora, o que me habilita a concorrer para um dos cargos da alta administração do Tribunal de Justiça. A carreira da Magistratura tem seus ciclos produtivos, inclusive no exercício da função administrativa, o que também faz parte da minha formação profissional.

Quais suas principais propostas?

A 1ª Vice-Presidência tem as suas competências bem definidas, razão pela qual, além de distribuir os recursos, o 1º vice-presidente conduz e preside as sessões da Seção Cível do Tribunal de Justiça. Tenho a certeza de que é pelo diálogo que se administra com segurança e transparência. Pretendo dar maior visibilidade às decisões da Seção Cível, com a edição de Boletim Informativo mensal e outro, anual, da jurisprudência daquela Corte.

clica