Direito Global
blog

Dia Mundial da Vida Selvagem

Desde de 2013 o dia de amanhã, 3 de março, é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Mundial da Vida Selvagem”, com o objetivo de comemorar a multiplicidade das espécies, mas também de alertar sobre os perigos que ameaçam a fauna e a flora mundial. A data é em homenagem ao mesmo dia do ano de 1973 quando foi assinada a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas (CITIES).

As mais de sete milhões de pessoas ao redor do globo dependem desses recursos e precisam conviver com harmonia e cautela com os demais seres vivos para garantir a sobrevivência de todos. A organização afirma que para sustentar toda a vida da Terra é necessário conservar plantas, animais ecossistemas e utilizar a herança do planeta de forma responsável.

A data de de 3 de março foi criada pela ONU a fim de reafirmar o valor essencial das espécies selvagem. E o Brasil, País que possui a maior biodiversidade do planeta, precisa agir agora e tomar ações decisivas para que mecanismos sejam criados para promover o melhor aproveitamento do solo; que os serviços ambientais providos pelas florestas, por exemplo, a regulação climática e a segurança hídrica, sejam valorizados.

Além disso, é necessário incentivar o melhor ordenamento e gestão territorial; a consolidação e criação de áreas protegidas levando em conta uma paisagem mais ampla, a promoção de cadeias produtivas, entre outras ações cotidianas que podem garantir uma efetiva redução na pressão sobre os recursos naturais e a vida selvagem ao redor do mundo.

clica