Direito Global
blog

Gênio do humor e a curva na Barra

Se estivesse vivo Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido artisticamente como Chico Anysio, chegaria amanhã (12) aos 90 anos. Nascido em Maranguape, viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro onde se destacou como humorista, ator, radioator, produtor, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador, compositor e pintor notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de quarenta anos.

Dirigiu e atuou ao lado de importantes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D’Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros. Com 63 anos de carreira, é considerado um dos mais geniais humoristas brasileiros. Em 2009 recebeu a mais alta honraria da cultura no Brasil, a Ordem do Mérito Cultural.

Chico Anysio morreu em 23 de março de 2012 no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, por falência múltipla de órgãos. Após sua morte, apesar de ter sido considerado um gênio do humor, Chico Anysio recebeu uma simples homenagem da Prefeitura da cidade: Curva Chico Anysio, na Barra da Tijuca.

clica