Direito Global
blog

Eleição direta no Fórum

Do presidente da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP), juiz José Bonifácio: “Até onde sei, somos a única Justiça Estadual que tem uma diretoria de Fórum de capital escolhida com base no voto democrático por parte dos magistrados lotados na sede onde o diretor exercerá suas funções e a AMAAP fica muito honrada de cumprir seu papel e merecer a confiança depositada pelo presidente do Tribunal”. Afirmação foi feita no no encerramento da eleição que indicou o juiz Ernesto Collares como novo diretor do Fórum de Macapá”.

Ainda de acordo com o presidente da AMAAP, o pleito foi de grande relevância para a magistratura e para a sociedade. “Normalmente este cargo, que é em comissão, de livre nomeação e exoneração, é escolhido diretamente pelo presidente, mas desde as últimas gestões do TJAP, contamos com essa delegação para que seja feito um processo democrático, por meio do voto dos magistrados lotados na comarca”, relatou.

A eleição foi totalmente virtual, com votos por e-mail ou WhatsApp, devido às restrições impostas pelas medidas restritivas para combater a pandemia do coronavírus. “O resultado foi comunicado de imediato ao presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo.