Direito Global
blog

Moreira Alves, Cármen, Lygia e Kelsen

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – um na ativa e outro já aposentado – comemoram aniversário hoje, dia 19 de abril: a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, nascida em Montes Claros (MG), que completa 67 anos e o ministro aposentado José Carlos Moreira Alves, paulista de Taubaté (SP), que chega aos 88 anos. Ambos, era épocas diferentes, presidiram o mais importante tribunal do país. Moreira Alves foi além, comandou a Presidência da República (interinamente) e o Congresso Nacional na Constituinte de 1988.

A advogada, romancista e contista, Lygia Fagundes da Silva Telles (nascida Lygia de Azevedo Fagundes) nasceu em São Paulo em 19 de abril de 1923. Conhecida como “a dama da literatura brasileira” e “a maior escritora brasileira viva”, é uma escritora brasileira, considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século XX e da história da literatura brasileira. Tem grande representação no pós-modernismo, e suas obras retratam temas clássicos e universais como a morte, o amor, o medo e a loucura, além da fantasia.

Hans Kelsen foi jurista e filósofo, nascido em 11 de outubro de 1881, na cidade de Praga (Boêmia austríaca), pertencente ao então Império Austro-húngaro, faleceu em 19 de abril de 1973 em Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos. Um dos mais importantes e discutidos pensadores do direito contemporâneo.

clica