Direito Global
blog

Dia Internacional do Sol

Na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, será comemorado o Dia Internacional do Sol, uma data voltada para a valorização dessa importante estrela que possui profunda relação com a sobrevivência de todas as espécies de seres vivos da Terra.

O Sol é uma estrela de aproximadamente 4,5 bilhões de anos que não faz parte de nenhuma constelação. Ele está localizado a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e é extremamente quente, atingindo temperaturas entre 6 mil e 15 milhões de graus Celsius.

A luz solar é a fonte de energia de todos os seres vivos, sem a qual seria impossível sobreviver. Inicialmente as plantas usam a luz solar em um processo conhecido como fotossíntese, que transforma a energia luminosa em energia química. Essa energia é captada pelos seres que se alimentam dos produtores e, posteriormente, é passada para os consumidores secundários e assim sucessivamente por toda a cadeia alimentar. Vale destacar que, a cada transferência de energia de um nível trófico para outro, essa energia diminui.

Além de fornecer energia, o Sol exerce outro papel de total relevância, que é a participação no ciclo da água. Ele fornece calor suficiente para que a água evapore e os seres vivos transpirem, atuando ativamente na formação das nuvens e, consequentemente, no regime de chuvas.

O Sol desempenha também papel econômico, podendo ser utilizado como fonte de energia alternativa. Diferentemente dos combustíveis fósseis e das hidrelétricas, a energia solar não causa danos ao meio ambiente e é uma fonte abundante de energia limpa e renovável.

Além das importantes funções ecológicas e econômicas, o Sol também possui um papel essencial na sobrevivência dos seres humanos. É por meio da exposição solar, por exemplo, que conseguimos produzir a vitamina D, uma substância que fortalece nossos ossos e atua no nosso sistema imunológico.

Cuidados que devemos ter com a exposição ao Sol. Além dos benefícios, a radiação solar também pode causar problemas, tais como: câncer de pele, insolação, lesões na retina e envelhecimento precoce.

Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados antes de se expor à luz solar, como a utilização de protetor solar, óculos escuros e chapéu. Vale lembrar que a exposição só é recomendada pela manhã antes das 10 horas e, à tarde, depois das 16 horas.