Direito Global
blog

Reciclagem de embalagens plásticas

Na semana de 17 a 21 de maio, o Tribunal de Justiça de Rondônia mobiliza servidores, servidoras, magistrados, magistradas e cidadãos e cidadãs em geral para uma mobilização em prol da reciclagem de embalagens plásticas, com a disponibilização de um ponto de coleta no edifício do Fórum Geral César Montenegro, na Avenida Pinheiro Machado, entre as ruas Gonçalves Dias e José Bonifácio, na região central de Porto Velho.

A iniciativa do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) do TJRO faz parte da política de sustentabilidade do Poder Judiciário estadual. Todo o material coletado será destinado à Cooperativa Catanorte, com sede na Vila Princesa, na capital.

Para participar é preciso estar atento a que tipo de embalagens serão coletadas. São plásticos descartáveis, embalagens ou garrafas plásticas de água, refrigerante, iogurte, sucos, condimentos, shampoo, água oxigenada, amaciante, dentre outros.

Mas muita atenção, alguns tipos de materiais a campanha não irá recolher, sob hipótese alguma: papel, papelão, vidro, metal e materiais eletrônicos, apenas embalagens plásticas, conhecidas como PET (polietileno tereftalato – material para fabricação de embalagens de alimentos e outros produtos). Embalagens de remédios, mesmo que produzidas a partir do plástico, também não serão aceitas, pois estas devem ser destinadas a locais específicos como farmácias com pontos de coleta ou próprio Serviço Médico do TJRO, por terem risco de contaminação.