Direito Global
blog

90 anos da Padroeira do Brasil

A Basílica de Aparecida realiza hoje (31) celebração em homenagem aos 90 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil em 1931, no Rio de Janeiro. Houve uma solenidade entre 24 e 31 de maio na cidade. Na noite de 30 de maio daquele ano, a imagem original da Santa foi levada de Aparecida para a cidade fluminense.

No dia 31, já no Rio de Janeiro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida desfilou em uma procissão até a Igreja de São Francisco de Paula. De lá, para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na época, Catedral da Arquidiocese Carioca. Finalmente, o cortejo seguiu para a Esplanada do Castelo, nas proximidades de onde hoje encontra-se a Igreja Santa Luzia, na Avenida Presidente Antônio Carlos. Ali ocorreu a cerimônia oficial de proclamação, autorizada um ano antes pelo Papa Pio XI.

De acordo com o Santuário Nacional, na noite do mesmo dia 31 a imagem retornou para Aparecida. Em 30 de junho de 1980, o governo brasileiro reconheceu, civilmente, Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. A Lei 6.802 declarou o dia 12 de outubro como feriado nacional “para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.