A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) promove, no dia 14 de junho (segunda-feira), das 8h30 às 11h30, o curso Teoria Geral do Afeto, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário Estadual (PJES). O curso será ministrado remotamente pelo promotor de Justiça […]
A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) promove, no dia 14 de junho (segunda-feira), das 8h30 às 11h30, o curso Teoria Geral do Afeto, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário Estadual (PJES).
O curso será ministrado remotamente pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) Cristiano Chaves de Farias. O docente também é professor da Faculdade Baiana de Direito (FBD) e membro da Diretoria Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam).
A capacitação tem como objetivo apresentar os elementos gerais para a construção de uma teoria científica do afeto pelos operadores do sistema judiciário, à luz da orientação jurisprudencial superior do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de modo a contribuir para a sua aplicação concreta, como valor jurídico, evitando uma banalização do uso dos princípios.
Nesse sentido, serão abordados os seguintes tópicos: teoria dos princípios; enquadramento do afeto na teoria do direito; efeitos jurídicos decorrentes do afeto; e posicionamento atual do STF e do STJ.