Direito Global
blog

Business Intelligence

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) implementou uma nova plataforma focada em fornecer informações claras e objetivas para auxiliar na gestão e na tomada de decisões relacionadas com a área fim do órgão. Trata-se do Painel de Gestão das Unidades Judiciárias.

A plataforma faz a coleta e o cruzamento de dados de diversos sistemas, como o e-Gestão (dados estatísticos) e o Processo Judicial Eletrônico (PJe), e gera relatórios que apresentam um panorama geral e detalhado de determinada área e assunto.

O serviço é fruto da incorporação, pelo TRT, de uma tendência no mundo empresarial: o uso de ferramentas de Business Intelligence, ou simplesmente BI. Elas são focadas na busca e sistematização de dados produzidos internamente, de modo a permitir a identificação de oportunidades de melhorias e de pontos que precisam ser observados com atenção.

No caso do Painel de Gestão das Unidades Judiciais, é possível ter acesso a uma série de relatórios, dos mais variados tipos. Um deles permite a juízes e desembargadores, por exemplo, identificar processos que precisam ser priorizados, pela questão do prazo.

Há ainda relatórios focados no gerenciamento da própria unidade, que mostram a distribuição de tarefas por pessoa e o tempo já gasto para sua execução. Também é possível conhecer situações específicas da estrutura organizacional, com informações sobre capacitações e mesmo afastamentos do serviço, detalhado por servidor e unidade.