Direito Global
blog

Advogado agredido no Leblon

O advogado João Aquiles de Paiva, 52, contou ter levado um mata-leão (golpe com enforcamento) de guardas municipais no Leblon, zona sul do Rio, e sofrido uma série de golpes com cassetetes na noite de sábado (10). Os três agentes envolvidos foram filmados, e o vídeo foi encaminhado à Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), ligada à prefeitura. Em depoimento à polícia, eles disseram que a vítima se machucou ao cair no chão.A vítima perdeu sete dentes e precisará passar por uma reconstrução da mandíbula.

Contou que os guardas foram reprimir uma aglomeração na região da rua Dias Ferreira. Segundo seu relato, ele atacado após intervir em uma abordagem. “Eles estavam reprimindo as pessoas na rua e alguém jogou um copo de cerveja. Eles escolheram um garoto qualquer e começaram a levá-lo para o carro deles. Eu e dois amigos fomos pedir para liberarem o moleque. Aí, eles partiram para cima da gente”, descreveu.

Procurada, a Guarda Municipal do Rio informou que, assim que recebeu a denúncia, encaminhou o caso para Corregedoria, que abriu um processo apuratório. “A instituição também está colaborando com a investigação da 14ª DP (Leblon) e os agentes já foram afastados das funções”, informou em nota. “A Guarda Municipal destaca ainda que realiza constantemente treinamentos de capacitação e atualização de seu efetivo com foco no uso progressivo da força, além de possuir um rígido protocolo com procedimentos operacionais padrões, tendo em vista sempre a preservação da integridade física de todos os envolvidos em ocorrências, incluindo os próprios agentes, suspeitos e vítimas.