Direito Global
blog

O berço de Monteiro Lobato

A natureza presente em cada canto. Assim é Monteiro Lobato (ao lado de Taubaté) e na microrregião de Campos dos Jordão, cidade do interior paulista famosa pelo clima da Serra da Mantiqueira, pela arte, pela culinária caipira e pelas inúmeras belezas naturais. Foi berço de um dos maiores escritores da literatura brasileira, José Bento Monteiro Lobato.

A cidade preserva a memória do escritor tanto em seu nome como também seu maior patrimônio, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. O município abriga o local que pertenceu ao ilustre literário e que inspirou grandes personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.

As danças folclóricas são incentivadas em favor da preservação das tradições. O Moçambique, dança de origem africana com versos e louvores a São Benedito, atraem jovens e adultos que animam as festividades. Outras manifestações como a Catira, Quadrilha Junina e a Viola Caipira traduzem o modo de vida do lobatense.

Suas artesãs realizam trabalhos em tecido, folhas de taboa, palha de milho e madeira, valorizados em toda a região do Vale do Paraíba. A comida tropeira e caipira dão sabor aos visitantes nos tradicionais restaurantes da cidade.
O centro da cidade possui o charme e tranqüilidade do interior. A Igreja Matriz, em homenagem a Santa Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso, guarda 150 anos de fé e patrimônio artístico. Revestida com pinturas do santíssimo sacramento representado em arte barroca.

Natureza que se faz nos campos, nos rios, nas águas que correm em suas cachoeiras, nas águas claras que brotam de suas entranhas. É daqui que vem a água mineral Monteiro Lobato. Um presente da natureza!

Água mineral

A Mineração Monteiro Lobato possui moderna planta industrial localizada no Município de Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, mais conhecido pelo clima da Serra da Mantiqueira, pela tradição literária, artística e por suas inúmeras belezas naturais.

A planta industrial foi construída em uma área de 44 ha, sendo 82% dos quais preservados através do reflorestamento de mata nativa. Após anos de prospecção e pesquisa, constatou-se a presença de reservas de água mineral natural no subsolo, atestada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, a mais de 100 m de profundidade.
A empresa tem por objetivo entregar a seus clientes produtos de excelente qualidade que contribuam para saúde, bem estar e qualidade de vida de seus consumidores.

Para tanto busca garantir a qualidade da água realizando rigorosa especificação de embalagens, processos industriais, sistemas de higienização, qualificação e treinamento de seus funcionários, fazendo uso dos. mais modernos equipamentos de produção.

Dispõe de laboratório completo para realização de análises físico-químicas e microbiológicas, diariamente.
Periodicamente, ainda realiza ensaios em laboratórios independentes e oficiais, credenciados na Rede Brasileira de Metrologia do INMETRO.

Campos do Jordão

Campos do Jordão e Monteiro Lobato estão separados por uma distância de cerca de 38.9 km linha reta.
Veja também a distância e percurso entre Campos do Jordão e Monteiro Lobato, calculado para uma viagem (de carro ), calculado para um passeio de bicicleta, a pé ou de transportes públicos (autocarro, metro , Comboio, Eléctrico).

clica