Direito Global
blog

Briga e morte de torcedores

Sob a presidência da juíza Ângela Alice Alves Tuma, jurados do Tribunal do Júri de Belém, no Pará, reconheceram a responsabilidade criminal de Thiago Silva de Andrade, 34 anos, vigilante que confessou ter efetuado oito disparos de arma de fogo em Ricardo Evandro, 42 anos, motorista, causando-lhe a morte. Os jurados reconheceram que o réu agiu após ser provocado pela vítima e, por isso, praticou homicídio privilegiado, o que implicou em redução da pena.

O crime ocorreu em via pública, por volta das 20h, do dia 2 de setembro de 2017, na altura da Passagem Nova com a Rua da Mata , no bairro da Marambaia, em Belém. O assassinato foi motivado por rivalidade entre torcedores de clubes de futebol, após derrota do Remo par Sampaio Correa, pela Série C, no Mangueirão. À época do crime, o vigilante se apresentou à policia após ser indiciado e prestar depoimento, sendo liberado em seguida, pois estava fora do prazo de flagrante.

À polícia, o vigilante confessou que iniciou a confusão com outra pessoa, mas que Ricardo Evandro acabou se envolvendo na discussão para tirar sarro do acusado, pela derrota do clube do Remo, tendo o réu ido à sua casa e se armado para obrigar a outra pessoa a pedir desculpas pelas ofensas, momento em que Ricardo teria se metido na discussão novamente e desafiado o suspeito.