Direito Global
blog

América, time do coração de Ayres Britto

O América Futebol Clube, também chamado pelos seus torcedores de “tricolor da ribeirinha”, é um clube de futebol sediado na cidade de Propriá, no estado de Sergipe, onde o artilheiro Keno, do Atlético Mineiro, deu os primeiros passos no futebol profissional. O América é o time de coração do ex-presidente do STF, ministro aposentado Carlos Ayres Britto. A revelação foi feita pelo ex-presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, casado com Rosa Britto, sobrinha do ministro. Henri Clay é nascido em Lagarto, também em Sergipe, onde também nasceu o seu conterrâneo e artilheiro do campeão brasileiro, Diego Costa.

O América foi fundado em 8 de agosto de 1942 a partir de uma dissidência do Esporte Clube Propriá, seu atual rival.As cores escolhidas para seu uniforme foram o verde, o vermelho e o branco. Ayres Britto, seu torcedor mais ilustre, nasceu em Propriá em 18 de novembro também de 1942. O América passou a atuar no futebol profissional em 1960 a partir de mudanças na Federação Sergipana de Futebol quando então os atletas passam a assinar contratos de trabalho.

O clube teve seu grande momento em 1965 quando, após perder o título estadual para o Confiança, em pleno Estádio José Neto, em Propriá, pelo placar de 1 X 0, foi a Aracaju e em pleno Estádio Proletário (casa do adversário) deu o troco e sagrou-se campeão. Em 2007 quebrou um jejum de 41 anos, voltando a conquistar o estadual da primeira divisão.

O clássico da Ribeirinha é uma rivalidade existente entre os times do América Futebol Clube e o Esporte Clube Propriá. Tem seu nome devido ao fato da cidade de Propriá estar localizada às margens do Rio São Francisco, na divisa norte do estado de Sergipe. O América já enfrentou o Propriá 23 vezes na história em competições oficiais, foram 15 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. Marcou 46 gols e sofreu 17 gols.

O América também possuí um dos maiores tabus em clássicos no estado de Sergipe, o seu rival não o vence desde 18 de setembro de 2004, quando perdeu pela Série A2 daquele ano por 1 a 0, o clássico ficou sem ser disputado entre os anos de 2005 à 2011, voltando a jogar na Série A2 de 2012, desde então o Propriá não vence seu rival, nesses últimos 9 anos. É considerado como o maior clássico do Baixo São Francisco.