Direito Global
blog

OAB perde um grande nome: Mário Júlio

A advocacia brasileira perdeu hoje um de seus maiores defensores, o professor universitário e advogado Mário Júlio Pereira da Silva, de 82 anos. Advogado combativo, Mário Júlio atuou por décadas no Conselho Federal da OAB e na Seccional do Distrito Federal, onde foi conselheiro desde os anos 80. Mário Júlio tinha uma grande paixão: o Fluminense do Rio de Janeiro.

Hebe, sua mulher durante 35 anos, enviou a seguinte mensagem: “É com muito pesar e dor no coração que comunico a partida de Mário Júlio para eternidade. Mario Júlio, colegas de uns, professor de outros, teve a Ordem dos Advogados como lema na sua vida! Perdemos um grande advogado e um grande homem. Eu, acabo de perder o meu parceiro, meu amigo, meu fã, meu companheiro de todas as horas. Agradeço a Deus pelos 35 anos de convivência harmônica e felizes”.

Muito triste com a morte de Mário Júlio, o ex-presidente nacional da OAB, Reginaldo Oscar de Castro, enviou mensagem para Hebe: ” Querida Hebe, acabo saber da triste notícia. Restam poucos dos que podem, por experiência própria, ter a convicção de que suas palavras são absolutamente verdadeiras. Ele cultuava os princípios fundamentais da Ordem dos Advogados do Brasil e esteve, enquanto saudável, sempre ao lado dos que tinham propósitos conexos aos dele. Durante minha gestão, como chefe do gabinete da presidência, recebia e abria as centenas de cartas que eram enviadas, separava as que via alguma possibilidade de atendimento, para avaliar comigo, diariamente a partir de 21 ou 22 h. Juntos resolvemos grandes problemas de advogados e cidadãos nos 27 estados brasileiros. Sem ele a OAB não seria o que foi durante muito tempo”.

O ex-presidente nacional da OAB, Roberto Busato, também comentou entristecido o falecimento de Mário Júlio: ” Mário Júlio tinha no seu íntimo uma grande estima pela OAB, professor dedicado e figura exemplar. Foi meu chefe de gabinete, com muita vivencia nas coisas da OAB, me transmitiu muitas lições dos Presidentes que me anteciparam.
Que Deus o tenha.”

O ex-presidente do STF e do TSE, ministro Dias Toffoli comentou a perda para a advocacia de Mário Júlio: ” “É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do querido amigo Mario Júlio Pereira da Silva. Advogado combativo, atuou por décadas no Conselho Federal da OAB e na OAB-DF, onde foi conselheiro desde os anos 80.
Grande defensor da Democracia no Brasil, lutou pela redemocratização e marchou na primeira fila junto aos Advogados brasileiros na campanha das “Diretas Já” . Um grande humanista, professor de ética, residia nos corações dos estudantes do curso de Direito desde o início da faculdade, sendo invariavelmente escolhido como Paraninfo pelas turmas. Mário Júlio deixará enormes saudades em seus eternos alunos, colegas de profissão, amigos e, especialmente, em sua querida família, seu grande orgulho”.

Ex-presidente da OAB de Alagoas, o atual presidente do STJ e do CJF, ministro Humberto Martins disse ao tomar conhecimento da morte de Mário Júlio: “a advocacia brasileira perde um dos seus notáveis advogado que teve relevante atuação junto ao conselho federal da OAB! Verdadeiro defensor do estado democrático de direito e da cidadania.Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento de Mário Júlio Pereira da Silva exemplo de advogado e de conduta ética irretocável”.

Nascido em Goiás mas radicado em Brasília durante muito tempo, o advogado Luiz Eduardo Sá Roriz foi aprovado no primeiro concurso público para Procurador do Distrito Federal. Tomou posse em 3 de junho de 1988 e, durante 31 anos de Casa, teve a oportunidade de atuar em todas as Procuradorias Especializadas da PGDF. Hoje, com muita tristeza, ele lembrou de Mário Júlio: “Amigo de longa data, conselheiro nos momentos de decisões difíceis da OAB. Grande homem e um bom amigo. Sofreu muito nos últimos anos com saúde , que Deus o receba e conforte os corações dos familiares!”

O ex-presidente da OAB de São Paulo, Luiz Flávio D’Urso lamentou a perda do amigo Mário Júlio: “Ele dedicou sua vida à OAB e acompanhou muitos presidentes como chefe de gabinete. Ilustre professor de Ética Profissional fez muitos amigos entre os seus milhares de alunos. Um grande companheiro que sempre esteve conosco na política da Ordem. Descanse em paz”.

O ex-conselheiro federal da OAB, o professor Roberto Freitas, comentou: ” Posso dar testemunho da competência, da capacidade de trabalho e da firmeza de princípios do dr Mário Júlio. A sua morte nos entristece. Perdemos um colega; ganhamos um exemplo.”

Do atual vice-presidente do Atlético Mineiro, campeão brasileiro, e que atuou durante doze anos como conselheiro federal da OAB representando o estado de Minas Gerais, José Murilo Procópio: “Lamento profundamente o falecimento do bom e querido amigo, Mário Júlio. Tivemos uma convivência amena e de muito aprendizado no Conselho Federal da OAB onde estive por 4 mandatos representando Minas Gerais. Muito triste!”