Direito Global
blog

Acerto bibliográfico do Ministro Ruy Rosado

O acervo bibliográfico do Ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior foi doado à Biblioteca do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ministro Athos Gusmão Carneiro. Na oportunidade, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Voltaire de Lima Moraes, lembrou que o Ministro Ruy Rosado, falecido em 2019, durante toda a sua vida também dedicou-se à literatura, incentivando e ensinando os estudantes de Direito à prática da leitura. “A partir de agora cada vez que entrarmos na Biblioteca Ministro Athos Gusmão Carneiro, que era seu grande amigo e colega, iremos lembrar também do exemplo de vida do Ministro Ruy Rosado”, disse ele.

O 3º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Ney Wiedemann Neto, que preside a Comissão da Biblioteca, de Jurisprudência e de Apoio à Pesquisa, afirmou que “a doação do acervo é muito importante e o gesto vai beneficiar a sociedade também, além de perpetuar o legado do Ministro Ruy ao lado do seu amigo Ministro Athos Carneiro, também falecido, porém no ano de 2014.”.

Já a Diretora do Departamento de Biblioteca e Jurisprudência, Jaqueline Buttelli, lembrou que o Ministro Ruy Rosado sempre demonstrava muito carinho e respeito por todos os bibliotecários do TJRS, auxiliando a todos com suas orientações e análises. “Era um visionário, sempre atento aos detalhes, e um professor que explicava tudo com muita calma”, recordou a servidora.

O filho do homenageado, juiz de Direito Ruy Rosado de Aguiar Neto, ao discursar em nome da família, agradeceu a Administração do TJ pela iniciativa. “A deferência do TJ de ceder este espaço e fixar a placa com o nome do meu pai na biblioteca é algo muito emocionante para todos nós”, destacou ele, recordando que, em maio deste ano, ocorreu outra homenagem ao Ministro Ruy Rosado com o ato de nominação do Prédio Anexo do TJ. “Ele foi um usuário contumaz desta Biblioteca e dizia sempre que gostaria de doar seu acervo ao Tribunal de Justiça” lembrou o magistrado.

clica