Direito Global
blog

Certidão de nascimento aos 98 anos

Aos 98 anos de idade o aposentado Waldemar Faustino dos Anjos teve a sua certidão de Nnscimento restaurada durante ação do “Programa Justiça Itinerante” do Tribunal de Justiça do Amazonas, que está sendo realizado no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

Considerado o morador mais antigo da cidade, ele havia extraviado a sua certidão e, como o livro em que havia sido registrado o nascimento foi queimado em incêndio ocorrido no cartório de Novo Airão, houve a necessidade de ingressar com pedido judicial de restauração de registro civil.

Decidindo o caso, o juiz de Direito Alexandre Novaes, coordenador do “Programa Justiça Itinerante”, com base nas provas apresentadas nos autos, determinou a lavratura do registro civil de nascimento do interessado junto ao cartório competente.

Como o interessado possui idade avançada e dificuldade de locomoção, a audiência ocorreu na própria residência dele, onde o magistrado, na companhia de servidores do Programa, ouviu o idoso. Durante o atendimento, que aconteceu na área externa da residência, toda a equipe fez uso de máscaras, como parte das medidas de prevenção à covid-19.

“Extremamente lúcido e bem-humorado, ele contou aos presentes as suas histórias de vida em Manaus e em Novo Airão, onde passou a residir no ano de 1937, quando a área do Município ainda pertencia a Manaus. Terminada a audiência, o senhor Waldemar, que completa 99 anos em abril, agradeceu ao Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do ‘Programa Justiça Itinerante’”, e convidou a mim e à equipe a comparecer ao seu 100.° aniversário”, contou o juiz Alexandre Novaes, titular do 10.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

“O ‘Justiça Itinerante’ se propõe a facilitar ainda mais o acesso das pessoas aos serviços da Justiça, de forma simplificada, a custo zero e recebendo as informações necessárias para tratar das questões jurídicas que são de seu interesse. Indo ao Município facilitamos o acesso, permitindo que a população possa reclamar seus direitos e fazendo valer o nosso lema: ‘A Justiça Mais Perto de Você’”, enfatiza o coordenador do “Justiça Itinerante”