Direito Global
blog

Filho de advogado vai para os EUA

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão designou o economista Fernando Freire Dutra para exercer, pelo prazo de 24 meses, a função de de Auxiliar de Adido junto à Embaixada em Washington, nos Estados Unidos, na qualidade de assessor do chefe do escritório do Ministério da Economia. O ato de designação foi assinado pelo vice-presidente da República e pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes e já está publicado no Diário Oficial da União.

Fernando Dutra é filho de Yamil E Sousa Dutra, gaúcho de Rosário do Sul, formado em Direito pela UnB – turma de 1968 – e que trabalhou como Senior Advisor na empresa Brazilian Bar Association. Anteriormente, trabalhou na Embaixada dos EUA no Brasil. Yamil, atualmente residindo em Gramado, na serra gaúcha, estudou Information Sciences na instituição de ensino University of Maryland, College Park.

Tendo em vista a finalidade do Escritório do Ministério da Economia junto à Embaixada do Brasil em Washington, a possibilidade instituída pelo parágrafo único do Art. 8o do Decreto supracitado e para o pleno êxito do Escritório, esta Secretaria supervisora propõe para ocupar o cargo de Assessor do Chefe do Escritório o Sr. Fernando Freire Dutra.

O Sr. Fernando Freire Dutra participou ativamente do desenvolvimento e da implementação das reformas a serem promovidas no exterior. Integra a equipe do Ministério da Economia desde março de 2020, onde recebeu o prêmio de reconhecimento profissional do Ministério da Economia em 2021 por ter desenvolvido o modelo de gestão que viabilizou a implementação dessas reformas. E no ano de 2022 foi selecionado pela Fundação Getúlio Vargas, para representar a instituição, e apresentar essa política pública no Global Public Policy Network, em Berlim, Alemanha (GPPN) – evento que reúne as 7 principais escolas de política pública do mundo.

Além disso, o notório saber profissional do Sr. Fernando Freire Dutra é reconhecido tanto no âmbito profissional quanto acadêmico. É Bacharel em Relações Internacionais (ESPM-RS), Mestrando em Gestão e Politicas Públicas (FGV-EAESP) com Especialização em Marketing Estratégico (FGV-EBAPE) e Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Além de possuir Pós-graduação em Concessões e PPP pela Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo (FESPSP). Possui cursos profissionalizantes nas áreas de políticas públicas e infraestrutura pela Georgetown University e pela London School of Economics (LSE). Possui artigos publicados nas temáticas de Infraestrutura, Parcerias Público Privadas e Concessões. Fernando Freire Dutra é fluente em inglês.

Atualmente é Diretor de Apoio a Gestão na Secretaria Especial de Produtividade e Competividade no Ministério da Economia (SEPEC/ME), onde liderou a gestão das principais reformas econômicas voltadas ao setor produtivo brasileiro e foi o ponto de contato na SEPEC para assuntos relacionados a OCDE e FMI. Foi Gerente de Transacion Advisory Services na Ernst & Young (EY), responsável por gerenciar times de consultores em projetos relacionados a Governo e Infraestrutura. Exerceu o cargo de Secretário Municipal Adjunto na Secretaria de Parcerias Estratégicas de Porto Alegre, onde foi responsável pelo Programa de Parcerias do Município, que envolveu a viabilização de projetos de Infraestrutura nas modalidades de PPPs e Concessões.

Foi consultor Sênior na KPMG, onde desempenhou trabalhos na Divisão de Infrastructure Advisory, em específico em projetos de Parcerias Publico-Privadas, estruturação de modelos de gestão estratégica para o setor público. Também, coordenou o Observatório de Competividade Estratégica da Agência de Desenvolvimento PóloRS – responsável por identificar potenciais investimentos estrangeiros diretos para o Estado do Rio Grande do Sul.

clica