Direito Global
blog

PUC-RJ destaque em competição universitária

O Departamento de Direito da PUC do Rio de Janeiro, por meio de seu Grupo Acadêmico de Estudos em Mediação e Negociação Empresarial (GAEMNE), foi semi finalista, conquistando o 4º lugar, na 17ª edição da Competição de Mediação da Câmara de Comércio Internacional (CCI). Trata-se da maior competição universitária de mediação do mundo, incluindo 48 equipes de mais de 30 diferentes países. A informação é do advogado Marcello Oliveira, diretor-tesoureiro da OAB-RJ.

Ao longo da fase classificatória, os estudantes participaram de quatro simulações nos mais diferentes contextos, sempre voltadas à resolução de disputas comercias. Na semi final e na final, outros dois casos pautam as tratativas. Os alunos atuam em duplas de negociadores, nos papéis de executivos e advogados, e são conduzidos por mediadores profissionais. O evento reuniu mais de 350 estudantes e professores-treinadores, bem como inúmeros voluntários, patrocinadores e observadores.

Grandes expoentes na metodologia e na prática da solução autocompositiva de disputas avaliam o desempenho das equipes, atribuindo pontuação e oferecendo feedbacks, inclusive voltados ao aprimoramento da performance dos times.
Com sua primeira edição em 2005, a competição de mediação da CCI mantém firme, ao longo de todos esses anos, o propósito de contribuir para a formação das gerações futuras de mediadores e negociadores.

Em sua estreia como participante da competição, a PUC-Rio foi representada pelos alunos Felipe Glioche, Henrique Baltazar, Julia Frony e Pedro Jereissati, sob a orientação dos professores Caio Machado Filho, Marcello Oliveira, Mia Schneider e Samantha Pelajo.

A PUC-RJ, segundo o advogado, tem colecionado resultados extraordinariamente positivos. Em suas três participações em competições internacionais, a PUC-Rio foi 2º lugar como mediadora na edição 2021 da competição do Instituto Internacional de Resolução e Prevenção de Conflitos (CPR); 6º lugar como negociadora na edição 2021 da competição da Universidade Alemã Bucerius; 4º lugar como negociadora na edição 2022 da competição da Câmara de Comércio Internacional (CCI).