Direito Global
blog

Justiça manda incinerar doações em Petrópolis

Em ação foi movida pela Defensoria Pública, o juiz Jorge Luiz Martins Alves, 4ª Vara Cível de Petrópolis determinou que a Prefeitura queime, até a próxima quinta-feira (24) as roupas e sapatos, doados para as vítimas das chuvas que atingiram a cidade no último mês, que estariam mal armazenados e apodrecendo na praça Dr. Miguel Couto, no bairro Alto da Serra, uma das regiões que foram mais atingidas.

As vestimentas foram deixadas no local sem nenhuma proteção e acabaram estragando, ficando sem condições de uso. Na decisão, o juiz deu uma prazo de quatro horas para a remoção de todo o material doado e pediu que a incineração ocorresse até a próxima quinta-feira (24), sob risco de multa no valor de R$ 150 mil em caso de descumprimento. Também ficou determinado que as peças que puderem ser reaproveitadas sejam entregues à entidade previamente indicada pela sociedade civil, que seja credenciada no Juizado da Infância e Juventude.

O juiz ainda declarou ter notado, durante visita ao local para averiguar a situação da doações, a presença de ratos, gatos e insetos (baratas) em deslocamento sobre as roupas, milhares de peças amontoadas, aparentemente úmidas, molhadas, putrefatas, impróprias ao uso humano.