Direito Global
blog

A dupla Aristoteles e Evaristo de Macedo

Poucos sabem dessa história. O saudoso Aristoteles Atheniense, ex-vice-presidente do Conselho Federal da OAB e ex-presidente da OAB de Minas Gerais, e o craque Evaristo de Macedo, da Seleção Brasileira, Flamengo, Real Madri e Barcelona, estudaram na mesma escola – Instituto Metodista Granbery – em Juiz de Fora (MG) quando eram crianças entre 10 e 12 anos. Quem me contou essa fantástica história foi o filho do Aristoteles, o advogado Alexandre Atheniense, um dos maiores especialistas em informática jurídica do país.

Evaristo de Macedo tinha um sonho na juventude: ser advogado. Estudou até o quarto ano de Direito mas foi obrigado, em 1957, quando foi jogar no Barcelona, a trancar a matrícula. Dez anos depois, quando retornou ao Brasil, tentou concluir o curso de Direito mas foi impedido. Evaristo é, até hoje, o único jogador a fazer uma “Manita” (ou seja, a marcar 5 gols numa mesma partida) com a camisa da Seleção Brasileira. Isso ocorreu em 1957, no Campeonato Sul-Americano daquele ano, quando o Brasil goleou a Colômbia por 9 a 0.

Já o seu colega Aristoteles Atheniense, que chamava a bola de Vossa Excelência nas “pelada” da escola em Juiz de Fora se tornou um dos maiores advogados brasileiros. Era torcedor “doente”, como o filho, do América Mineiro.

clica