Direito Global
blog

Os 133 anos da Torre Eiffel

Um lugar que o mundo jurídico, quando vai à França em congressos, reuniões ou a passeio, não deixa de visitar, às vezes por mais de uma vez. No dia 31 de março de 1889, há 133 anos, era inaugurada a Torre Eiffel em Paris. A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

Possui 324 metros de altura e fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão, devido à dilatação térmica do ferro.Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova Iorque, Estados Unidos.

Inaugurada nas comemorações do centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel (pronuncia-se com a sílaba tônica no último “e”, [eifél] e não [êifel]) foi construída para ser uma estrutura temporária por vinte anos, como porta de entrada para a exposição universal daquele ano.

clica