Direito Global
blog

Cezar Britto recebe hoje medalha do IAB

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cássia Sant’Anna irá inaugurar hoje, dia 11 de abril, a subsede do IAB no estado de Sergipe. A cerimônia se desenvolverá a partir das 18h30, no auditório da Fanese, localizada na Travessa Sargento Duque 85, no bairro Industrial, em Aracaju. Na ocasião será outorgada ao consócio Cezar Britto, ex-presidente da OAB Nacional e da OAB de Sergipe, a medalha Luiz Gama, destinada aqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito.

O saudoso arquiteto Oscar Niemeyer desenhou a Medalha Luiz Gama em especial deferência ao IAB. Entre as finalidades estatutárias do IAB inscreve-se a promoção da igualdade racial. E é nesse contexto que a entidade homenageará uma das figuras mais dignas de serem conhecidas dos brasileiros: Luiz Gama. A Medalha Luiz Gama foi apresentada na Sessão Plenária de comemoração de 166º de aniversário do IAB, em agosto de 2009.

Fabio Konder Comparato foi o orador especial da homenagem, discursando sobre Luiz Gama
Nascido em 21 de junho de 1830, na cidade de Salvador, filho de fidalgo português (cujo nome jamais revelou) e da escrava Luisa, conhecida pela ativa participação na Revolta dos Malês (com certeza a maior revolta de escravos ocorrida na Bahia no século XIX), e vendido, ele próprio, pelo pai como escravo aos 10 anos de idade.

Luiz Gama destacou-se na luta a favor da abolição da escravatura, tendo sido responsável pela libertação de mais de mil cativos, atuando como rábula, sempre dentro da lei, perante os tribunais. Luiz Gama faleceu em São Paulo, na data de 24 de agosto de 1882, sem ver concretizada a abolição que tanto defendera.

E a esta figura admirável, que dedicou o seu talento e a sua pertinácia à luta pela dignidade da pessoa humana e à superação das injustiças do preconceito racial, o IAB deseja prestar suas sinceras homenagens na comemoração de seus 166 anos, que também foram de luta na defesa dos valores que dignificam a Nação Brasileira.