Direito Global
blog

Mulheres vão comandar STF e STJ

A partir deste ano duas magistradas vão dirigir os maiores tribunais de justiça do país: Rosa Maria Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) e Maria Thereza de Rocha de Assis Moura no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Weber foi nomeada para o Supremo pela ex-presidente Dilma Rousseff e Humberto Martins pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STJ.

A gaúcha Rosa Weber, atual vice-presidente do STF, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ex-ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) assumirá a presidência do Supremo a partir do dia 10 de setembro próximo com o término do mandato do atual presidente, o carioca Luiz Fux. Como completará 75 anos – data limite estabelecido pela Constituição para permanência no serviço ativo – em 2 de outubro de 2023, Rosa Weber não ficará os dois anos tradicionais na presidência do tribunal.

A paulista Maria Thereza, atual corregedora nacional de justiça, assumirá o posto do atual presidente do STJ, ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, a partir do próximo dia 27 de agosto.

clica