Direito Global
blog

Senhas do cartão de crédito vão acabar

Uma boa notícia para o mundo jurídico: A rápida evolução dos meios de pagamento deve matar em breve as senhas alfanuméricas — aquele conjunto de números (e às vezes letras) que você precisa usar com o cartão ou com outras formas de pagamento. Você vive esquecendo a sua? Elas serão substituídas por sistemas de biovalidação, como padrão de voz, rosto, impressão digital e até a pulsação, que poderá ser transformada em assinatura. A previsão é de Hiago Kin, presidente da Abraseci (Associação Brasileira de Segurança Cibernética).

Assim como a maioria dos celulares já permite que você adicione camadas de segurança com o reconhecimento facial e a digital para autorizar os pagamentos online, “a perspectiva é ampliar as opções de produtos e aprimorar o processo de entender e reconhecer padrões humanos para eliminar senhas”, afirma eKin.

Para Rodrigo Pellegrino, advogado especialista em transformação digital, as tecnologias devem evoluir a ponto de os sistemas de segurança terem plenas condições de reconhecer uma pessoa apenas juntando pedaços de informações. Isso significa não depender da memória humana (e de suas falhas) para decorar senhas. Os aplicativos de pagamento digital, em geral, são seguros, porque o sistema financeiro é um dos que mais investem em segurança digital no mundo. “Mas, em ambientes digitais, nunca haverá 100% de segurança. A cada 39 segundos ocorre um novo ataque em algum lugar da web. As empresas precisam achar formas cada vez mais eficazes de garantir a segurança dos clientes”, diz. (Uol)