Direito Global
blog

Henri Clay, um orgulhoso papa-jaca raiz

Lagarto é um município brasileiro localizado no estado de Sergipe, na região nordeste do país. É uma das maiores cidades do interior, com uma população estimada, em 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em mais de cem mil habitantes. Terceiro município mais populoso de Sergipe, localizada a 75 km da capital, Lagarto completou 142 anos de emancipação política.

Filho de Lagarto, o ex-presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade – eleito três vezes pelo voto direto do advogado sergipano – “tem orgulho de ser papa-jaca, de ter nascido na maternidade Monsenhor Daltro sob as bençãos da nossa padroeira, Nossa Senhora da Piedade”.

Em Lagarto – disse emocionado Henri Clay – dei os primeiros passos decisivos na vida: aprendi a ler, a escrever, a fazer e cultivar amizades sólidas, e onde tive os meus primeiros e inesquecíveis professores. “Crescei jogando bola nos campos de pelada, nos colégios Silvio Romero (um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras) e Laudelino Freire ( membro da Academia Brasileira de Letras), no CSU do Campo da Vila e na quadra da praça Evandro Mendes.

O ex-presidente da OAB sergipana tem muita saudade daquele tempo e profundo afeto por esse gente querida que contribuiu muito para a sua formação na vida. “Sou taurino. Gosto de comer de tudo. Mas nao troco por nada nesse mundo nossa maniçoba, arroz de de galinha, guisado carneiro com farinha, beijo, molhado, malcasado, pé de moleque, mingau de puba, arroz doce, pamonha, canjica, mungunzá, milho assado e cozido, macaxeira, inhame, cuscuz com ovo e, claro, jaca na sobremesa”.

Sou lagartense raiz, disse com um sorriso de orelha a orelha o filho mais nobre de Lagarto. Outro lagartense, mas naturalizado espanhol, é o ex-jogador do Atlético de Madri, Chelsea e Atlético Mineiro, Diego Costa. Também nasceu em Lagarto Edelson Moura, compositor e radialista. É autor de músicas cantadas por todo o Brasil, gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Amado Batista, Leandro e Leonardo, Waldick Soriano, Carmem Silva, Chico Rey e Paraná, Eduardo Costa, Marcos e Belutti, Trio Parada Dura, Fernando Mendes e muitos outros artistas.