Direito Global
blog

TJ-MG tem novo presidente

O Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, estagiário e posteriormente sócio do Escritório de advocacia Procópio de Carvalho, foi eleito hoje (29), presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele tornou-se desembargador pelo quinto Constitucional da OAB. O TJMG, criado pelo Decreto Imperial de 6 de agosto de 1873, elegeu o seu 55º presidente nos seus 149 anos de existência.

Após a divulgação dos resultados finais, o desembargador José Arthur Filho disse que “ as eleições transcorreram de maneira tranquila, democrática e a minha ideia é harmonizar todos os candidatos”. Acrescentou ainda que “o Tribunal é um só e nós precisamos pacificar e unir o Tribunal cada vez mais”. Ressaltou ainda que: “serei um presidente que irá compartilhar e dividir as responsabilidades, porque todos precisam ajudar já que o Tribunal é muito grande, por isso, precisamos de vários braços e é isso que nós queremos, ou seja, contar com todos”, finalizou.

O desembargador José Arthur Filho é atualmente superintendente Adjunto da Superintendência Administrativa do TJMG. Atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 1993/1995 – vaga advogado, reconduzido para o mesmo cargo de Juiz do TRE para o biênio de 1995/1997. Foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio. Atuou como membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças no biênio 2016/2018; membro da Comissão para organizar a programação comemorativa dos 300 anos de criação da Comarca do Serro; coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão; presidente do Comitê de Proteção de Dados Pessoais. Foi nomeado pelo presidente do STF e CNJ para compor o Comitê de Integridade do Poder Judiciário (CINT).

José Arthur de Carvalho Pereira Filho, filho de José Arthur de Carvalho Pereira e Maria Helena Guimarães de Carvalho Pereira, é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde 15 de dezembro de 2014. Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais na turma de 1984, tem Pós-graduação Lato Sensu, com especialização em Gestão Judiciária, pela Universidade de Brasília – UNB, com término em 15 de junho de2016. Mestrando em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal.